terça-feira, 1 de novembro de 2011

FILMES E SINÓPISES

LISTAGEM DE SUGESTÕES
                     
Antes que Termine o Dia
Ian (Paul Nichols) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal perfeito: são jovens, cheios de planos e sonhos e completamente apaixonados um pelo outro. Por outro lado, enquanto a moça faz questão de demonstrar o seu amor a todo momento, o rapaz volta sua atenção para o trabalho e seus amigos, o que gera alguns desentendimentos passageiros entre eles. Porém, em um dia em que tudo deu errado, eles terminam o namoro, mas um acidente irá mudar o rumo de suas vidas completamente. Mas, como uma mágica da vida, Ian, extremamente arrependido, consegue ter mais uma chance de demonstrar o seu amor a Samantha. 

A Vida é Bela
Guido (Benigni), após  parar  num  campo  de  concentração  nazista na Itália no princípio de 1940, tem  que  "fazer das  tripas  coração"  para  enganar  seu  filho  Giosué, para  que  este não sinta os horrores da guerra. Não apenas  o  amor  de um pai por seu filho, como também a esperança viva, o otimismo e a candura  de  um  adulto para passar adiante a mensagem de que "A Vida é Bela".

Amor Além da Vida
O  Neurologista  Chris  (Robin Williams),  e  a  artista plástica Annie (Sciorra) vivem uma vida perfeita  até  perderem seus 2 filhos  em  um  acidente de carro. Annie entra em depressão e está quase  se  recuperando  quando  Chris também morre  em outro acidente.  A partir deste ponto  o  filme  se  passa nos dois planos  (material e espiritual),  onde  Chris  encontra Albert (Gooding Jr.), que  o  ajuda  a  se  ambientar  na espiritualidade  e  de  onde  acompanha  o sofrimento  de  Annie,  e  passa  a  se  empenhar  para  ajudá-la.  Este  belo  filme, deixa nas entrelinhas uma reflexão sobre pequenas nuances do ser humano.

Em Algum Lugar do Passado
Este inusitado filme, do início dos anos oitenta, tem início numa estréia do teatrólogo Richard Collier (Christopher Reeves), quando este recebe de uma idosa senhora um relógio de bolso, sorrindo a lhe dizer: "Volte Para Mim".Alguns anos mais tarde, Richard, sentindo-se pouco inspirado, resolve passear e se hospeda num quarto do Grand Hotel, em Chicago. Lá, no Salão Histórico do Grand Hotel, dá de cara com um quadro fotográfico que mudará a sua vida... Uma bela mulher que, por um motivo que desconhece, lhe faz sentir-se desesperado por encontrar. Seu nome é Elise McKenna (Jane Seymour), uma atriz famosa que fez uma peça no teatro deste hotel em 1912.

Fernão Capelo Gaivota
Um filme espiritualista, que marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu 40 milhões de cópias e viajou por 70 países do mundo. Fernão Capelo Gaivota é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro.Lembre-se : "Você tem a liberdade de ser você mesmo, você de verdade, aqui e agora, e nada pode impedir o seu caminho". Vamos deixar nascer o verdadeiro Fernão Capelo que existe dentro de todos nós.

Minha Vida na Outra Vida
A música é linda e a história real. O tema é a reencarnação e o filme, conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 1930. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é magistralmente interpretada pela renomada atriz Jane Seymour, de Em Algum Lugar do Passado. Só que, desta vez, não se trata de ficção, mas de realidade. Abordando conflitos familiares, vida e morte, mas especialmente lembranças de outras vidas e reencarnação, a produção soube bem reproduzir a realidade vivida por Jenny Cockell. Ela via-se em outra época e lugar, como jovem mãe, em recordações domésticas de sua pequena casa de campo. Mãe de vários filhos morreu de complicações de parto, 21 anos antes do novo nascimento, atualmente na personalidade de Jenny. As visões e sonhos levaram-na a pesquisar o próprio passado e a reencontrar os filhos da existência anterior, agora idosos. Uma autêntica lição de amor envolve os personagens, trazendo toda a lógica da reencarnação de maneira muito clara, simples, objetiva. E faz pensar. O filme emociona pelas profundas reflexões que provoca a quem o assiste. É impossível não se emocionar.

Minhas Vidas com Shirley Maclaine
Shirley Maclaine, aos quarenta e poucos anos, sai a procura de si mesma, em busca de ligação entre matéria e espírito, pois sentia que faltava em sua vida: um sentido, uma direção, um objetivo. Sua jornada espiritual foi longa, porém, reveladora e espantosa em todos os momentos. Entrou em contato com dimensões de tempo e espaço que até então, para ela, pertenciam a ficção científica ou mesmo ao oculto."Para se chegar ao fruto de uma árvore, é preciso pagar um preço". Vamos viajar com Shirley Maclaine, e em suas companhias, descobrir suas vidas, uma a uma. Baseado no livro mais vendido da cantora, dançarina e atriz ganhadora do OSCAR, Shirley Maclaine. 

Sempre ao Seu Lado
O filme é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Hachiko é o nome de um cachorro da raça Akita que ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, um professor da Universidade de Tóquio. Todos os dias Hachiko acompanhava seu amigo até a estação de trem e estava lá quando ele voltava para casa. A história deste cachorro virou uma lenda no Japão e foi usada em escolas e casas para ensinar às crianças a importância lealdade entre amigos.  Há hoje na estação de Shibuya uma estátua de Hachiko, no lugar onde ele ficava esperando seu dono voltar.

Conversando com Deus
Adaptação do livro homônimo escrito por Neale Donald Walsch, que conta sua própria história que  inspirou  e  transformou  a  vida de milhões de pessoas.  Neale sofreu  um grave acidente de  carro  no  qual   quebrou  o  pescoço.   Sem  emprego,   mais  tarde  o   vemos  como  um mendigo  sem  teto,  pedindo  comida  e lutando  para se  manter  vivo. Neale vai se sentindo cada  vez  pior  e fracassado, o que faz crescer sua raiva e amargura.  A existência  ou não de Deus é  sua  maior questão.  E  ele  encontra  as  respostas  ao  longo  de  muitas  conversas... O livro de Neale foi lido por mais de 7 milhões de pessoas em 36 línguas ao redor do mundo.

Joelma 23º Andar
O filme Joelma 23º Andar reconstitui, com fidelidade, a história da jovem Lucimar, uma das 179 vítimas fatais do incêndio do Edifício Joelma, ocorrido na cidade de São Paulo, na manhã do dia 1 de fevereiro de 1974.Clássico do cinema realidade, Joelma é baseado em mensagem psicografada pelo maior médium de todos os tempos, o brasileiro, nascido na cidade de Pedro Leopoldo - MG, Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, e publicada no livro best-seller Somos Seis. A obra mostra como Lucimar foi recebida no plano espiritual por seus parentes, que já tinham partido para o Outro Lado da Vida. Joelma 23º Andar foi o primeiro filme Espírita do cinema mundial. 

Manika: A Reencarnação de Uma Adolescente
Para quem acredita em reencarnação este filme talvez não apresente grande impacto, mas para quem não acredita o caso Manika leva a profundas reflexões. O filme, embora romanceado, é o relato real do caso Shanti Devi, que nasceu na Índia em novembro de 1926 e que a partir dos 4 anos de idade começou a recordar com riqueza de detalhes de sua encarnação anterior como Ludgi Devi, a esposa de um rico brâmine de Mathura (Nepal), cidade que fica distante uns 140 quilômetros de Delhi e que morrera cerca de 1 ano antes de Shanti nascer. No filme, Manika mora num pequeno vilarejo de pescadores e vive contando histórias de uma vida anterior de riqueza e opulência. Como não é levada a sério, a menina resolve fugir. O padre Daniel (Julian Sands), recém-chegado ao vilarejo, promete encontrar a menina, e de tanto ouvir seus relatos decide levá-la ao Nepal. A viagem representa para Manika um reencontro com seu passado e, para o padre Daniel, é a descoberta de novos paradigmas para a sua fé. 

O Óleo de Lorenzo
Nick Nolte e Susan Sarandon, ambos indicados ao Oscar, protagonizam este drama comovente e inesquecível baseado em história real. A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone. A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional. O “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação.

O Pássaro Azul
Shirley Temple, a mais famosa menina prodígio de Hollywood, sensação dos anos 30 e 40, brilha também neste filme infantil, no papel da encantadora e corajosa Mityl. Sempre ao lado de seu irmãozinho Tyltyl (Johnny Russell), ela comanda as sucessivas aventuras que se desenvolvem, na maior parte, no mundo dos sonhos. Embora com roupagem fantasiosa, O Pássaro Azul transmite grandiosas lições morais e descortina o Mundo dos Espíritos, em muitos aspectos, com fidelidade. A procura do pássaro azul, símbolo da felicidade, se desdobra em várias etapas ou aventuras, sob a orientação e proteção de um bela jovem, Espírito iluminado, chamada Luz. Com a porta de entrada (simbólica) pelo cemitério, a busca se inicia no Passado ou na Terra da Lembrança, onde as crianças reencontram seus avós, já desencarnados, residindo numa casa confortável e alegre do Plano Espiritual. A avó, respondendo a uma pergunta da netinha, se estavam mortos, disse-lhe: “só morremos quando somos esquecidos na Terra.” Numa segunda etapa, penetram na Terra do Luxo, com as recomendações de cautela da Mentora para que não se demorassem muito lá, onde poderiam ficar para sempre. Na mansão luxuosa, pela falta de calor humano, logo as crianças se desencantam e fogem. Com essa retirada, o velho anfitrião, que lá reside, desabafa: “Elas estão muito novas para se acostumarem aqui e nós já estamos velhos, incapazes de deixar esta moradia.” E, na última etapa, sob a supervisão de Luz, as crianças sobem as escadas em direção ao Futuro... Surpresas, encontram um amplo salão com dezenas de crianças e jovens. Logo Mityl e Tytyl são reconhecidos como “crianças vivas” (encarnadas)... As “crianças mortas” (desencarnadas) lá estão, trabalhando e estudando, com “esperança de nascerem novamente.” “Temos que esperar nossa vez”, dizem. (Conforme nos ensinam Crianças no Além e Escola no Além, livros psicografados por Francisco C. Xavier.) Um momento dramático: uma das meninas reconhece Mityl e Tyltyl como seus futuros irmãozinhos! Ela, então, afirma: “Acho que, dentro de um ano, serei irmãzinha de vocês. Mas, ficarei pouco tempo.” Um dos jovens, profundamente idealista, compara sua vida atual (“aqui somos livres, iguais e unidos”) com a terrena e pretende trabalhar pela melhoria da vida dos encarnados, mas argumenta que poderá ser incompreendido e, mesmo, destruído. Em face de seu elevado ideal, recebe palavras de estímulo da graciosa Mityl. Outra criança chora porque tarda muito sua volta à Terra, explicando que “meus pais não têm tempo para mim!” Eis que uma porta do grande salão se abre, e surge um respeitável velho, de longas barbas, que passa a ler, num pergaminho, os nomes das crianças e jovens destinados a “descerem” (reencarnarem). Junto à porta, um lindo barco estaciona para recebê-los. A separação de um casal de jovens, que muito se amam, se faz com abundantes lágrimas e até com desespero da moça, que ainda permanecerá algum tempo no Além. Após tantas aventuras, Mityl e Tyltyl voltam à crosta, com outra visão da vida, especialmente ela, profundamente renovada, sendo conduzidos até à porta do modesto lar de ambos, pela entidade Luz. Com palavras de esperança, esta conforta as crianças, que não queriam se separar de tão bondosa criatura, inclusive afirmando à menina: “estarei em cada bom pensamento de sua alma.” Como vemos neste resumo, o filme surpreende pelo conteúdo espírita. Até o belo barco de aparente fantasia, deixa-o de ser, ao lembrarmos da narrativa de André Luiz, no cap. 36 de Nosso Lar, FEB (comentada em Cidade no Além, IDE, cap. IV) e do Prefácio de Emmanuel para o livro Porto de Alegria, IDE, ambos psicografados por Chico Xavier. No final, ao despertar no aconchego carinhoso do lar, Mityl recebe a lição inesquecível do pássaro azul...

O Sexto Sentido
O filme conta a estória do pequeno Cole (Haley Joel Osment) que possui mediunidade (vidência e clauriaudiência) e sem nada entender, vive apavorado com os espíritos que o rodeiam e dos quais não consegue se livrar. O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) após o fracasso com um paciente anterior, que comete o suicídio, resolve ajudar Cole, e faz disso sua principal meta, pois acredita que assim conseguirá se redimir de sua falha, e, quem sabe, retomar o relacionamento com sua esposa, que anda muito distante. 

O Último Espírito
Baseado no livro da premiada americana Francine Riversa, O Último Espírito conta a história de uma garota chamada Cadi Forbes (Liana Liberato) e a sua incessante procura pela remissão de um pecado. O pano de fundo da trama é a cidade norte-americana de Appalachia de dois séculos atrás, em 1850. A menina de 10 anos se sente responsável pela morte da irmã. Para tentar tirar este peso da consciência, sai à procura de um homem religioso que tem a capacidade de absolvê-la da culpa. Porém, enquanto busca a redenção, Cadi descobre um misterioso segredo que vai dividir sua família e a comunidade do vilarejo onde vive.

Os Outros
O filme trata do mundo espiritual, suas manifestações e da capacidade da mente criar realidade, é o típico caso em que um bom roteirista e um ótimo diretor conseguem fazer 1+1 virar 3. Depois do final da segunda guerra mundial, Grace (Nicole Kidman) mora com seus filhos, Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley), em uma confortável e isolada mansão. Ela espera o retorno do marido que foi combater na guerra. Os filhos possuem uma rara doença e não podem ter contato com a luz do sol, por isso a casa está sempre escura, com as cortinas fechadas. Seus antigos empregados abandonaram a casa, e Grace resolve contratar novos, mas após a chegada destes, uma série de fenômenos estranhos começam a acontecer. Este filme, do diretor chileno radicado na Espanha Alejandro Amenábar conseguiu o feito de entrar par o time dos melhores entre os filmes espiritualistas por uma série de virtudes, entre as quais retratar de forma quase fiel um drama que acomete a milhões e que só será revelado ao longo do filme...

O Pequeno Milagre
Mesmo sendo o menor garoto da cidade, Simon Birch sabe que nasceu para realizar algo grande. Ele vive numa busca constante para descobrir seu destino, mas só se mete em confusões. O melhor amigo de Simon, o fiel Joe quer descobrir quem é o seu pai, um segredo que sua mãe não revela a ninguém. Os dois juntos vivem aventuras divertidas e algumas vezes tristes, e enfrentando altos e baixos, a amizade dos garotos vai se transformando numa ligação forte e eterna. Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Lutando com as armas da paz, contra a indiferença dos pais e o preconceito da cidade onde mora, ele encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e raciocínio.  Simon nos faz avaliar a vida, medindo nossas dificuldades que quase sempre são pequenas.

Poder Além da Vida
Neste filme, baseado em fatos reais, a temática é a auto-superação, o domínio de si mesmo e a tomada de consciência do que seja a vida, realmente. Usando como pano de fundo uma preparação para jogos olímpicos, discute o que realmente se passa no íntimo de cada um de nós; atletas do cotidiano...

Protegida por um Anjo
Rachel Carlson (Demi Moore) é uma famosa escritora de livros de mistério que fica arrasada quando Thomas (Beans El-Balawi), seu filho de 7 anos, morre afogado em sua casa em Primrose Hill. Um ano após o acidente ela ainda se sente sem condições de voltar a escrever, apesar de ter recebido um adiantamento de sua editora como forma de incentivo. O casamento dela com Brian (Henry Ian Cusick) também não anda bem, o que faz com que sua amiga Sharon (Kate Isitt) alugue uma cabana em uma pequena e remota vila, para que Rachel possa relaxar. Ela aceita a oferta e aos poucos se adapta à tranqüilidade do lugar. Lá Rachel também se envolve com Angus McCulloch (Hans Matheson), um faroleiro que trabalha e mora em uma ilha deserta próxima à vila. Quando Rachel, enfim acredita que possa retornar à sua vida normal ela passa a receber estranhas e ameaçadoras mensagens, supostamente enviadas por seu filho, avisando-a de que corre perigo. Sem saber se as mensagens são reais ou fruto de sua imaginação, ela começa a acreditar que está enlouquecendo.

Um Amor para Recordar
Ambientado em uma pequena cidade da Carolina do Norte, conta a história de um rapaz rico, Landon (Shane West), que não tem fé e a filha do pastor da cidade, Jamie (Mandy Moore), uma moça conservadora e religiosa. Os dois jovens são um o oposto do outro: ela é séria e pensa no futuro, ao contrário dele, o garoto mais popular da escola. Como os opostos se atraem, os dois acabam convivendo um com o outro e, claro, se apaixonando. Landon Carter (Shane West) é um adolescente-problema e está sempre se metendo em confusões. Quando uma de suas brincadeiras dá errado e deixa um colega paralisado, ele é forçado a participar do clube de drama da escola, como punição. É lá que ele conhece a inocente Jamie Sullivan (a cantora Mandy Moore), até então uma estranha para quem ele mal havia olhado. Por sua inocência, Jamie oferece ajuda a Landon em seu novo papel. A personalidade contagiante de Jamie e a conexão natural que Landon sente leva-o a olhar para seu próprio coração e se dar conta de que há algo mais nesse relacionamento. No entanto, Jamie é uma garota com a qual Landon jamais iria querer ser visto 6 meses antes, muito diferente das meninas superficiais com quem ele costuma sair.

O Espiritismo: De Kardec aos Dias de Hoje
Este filme é uma homenagem ao Codificador do Espiritismo, o pedagogo francês Allan Kardec, em seu Bicentenário de Nascimento. Dirigido pelo cineasta Marcelo Taranto e narrado pela atriz Aracy Balabanian, "O Espiritismo - De Kardec aos Dias de Hoje", traz o ator Ednei Giovenazzi no papel de Allan Kardec. Produto de cuidadosa reconstituição de época, o filme tem 52 minutos e apresenta uma visão geral sobre os princípios básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano. Explica sobre as obras de Allan Kardec que compõem a Codificação Espírita e estende-se ao Movimento Espírita da atualidade com entrevistas e textos sobre o Espiritismo.

Ressurreição
Filme pioneiro dentro do cinema espírita nacional, foi produzido em 1981 pela Mistifilmes. 

Os Órfãos
A trama começa quando Carolina, então com cinco anos, fica órfã de pai. Não possuindo mais nenhum parente é encaminhada para um orfanato onde permanece até a maioridade. Após sair vai morar com Rita (Fernanda Fernandes) sua ex-companheira de orfanato. A partir daí Carolina (Ana Rita Aguilar), começa a descobrir as armadilhas do mundo material e precisa escolher seu caminho. Entretanto nunca falta auxílio do alto e seu pai João (Marcio Cassoni), agora no plano espiritual, está sendo ajudando a sua amada filha.  

Giordano Bruno
Filme histórico que revela os lances mais importantes da vida do monge dominicano, filósofo, astrônomo e matemático italiano Giordano Bruno (1550-1600), uma das figuras mais representativas da Renascença, interpretado pelo famoso ator italiano Gian Maria Volonté.No filme, destacam-se alguns pensamentos do autor de Sobre o Infinito, o Universo e os Mundos: entre as acusações no Tribunal, foi lido o texto: “Ele sustentou a existência de inúmeros mundos e que a Terra gira ao redor do Sol. Disse acreditar na reencarnação e não no inferno. Afirmou que até os demônios serão salvos. Disse que a magia é lícita e que até os profetas e apóstolos eram magos”.Giordano preferiu ser queimado na fogueira, a 08/02/1600, do que abjurar suas idéias. A propósito, afirmou: “Por enquanto ficariam felizes com a minha abjuração. Mas, viver pode também significar percorrer um longo caminho que nos afasta de Deus!” Atualmente, no local do seu martírio, em Roma, uma estátua eterniza o seu amor à Verdade. 

Quem Somos Nós?
Obra prima cinematográfica combina documentário, entrevista, e uma narrativa ficcional para conectar a ciência à espiritualidade, baseado nos ensinamentos de JZ Knight/Ramtha. Produção que mistura documentário, ficção e animações. Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo "Alice no País das Maravilhas" enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana. Os tópicos discutidos em What the Bleep Do We Know!? Incluem neurologia, Mecânica Quântica, psicologia, epistemologia, ontologia, metafísica, pensamento mágico e espiritualidade. O filme apresenta entrevistas com especialistas em ciência e espiritualidade, intercaladas com a história de uma fotógrafa surda e como ela lida com sua situação.

O Despertar para a Vida
Internados numa enfermaria, um escritor, um alcoólatra e um motoqueiro racista têm de lidar com suas diferentes posturas para superar seu difícil cotidiano. Paralíticos, descobrem que os preconceitos e vícios devem ser superados quando se quer reconstruir a vida. Surpresos com o destino trágico, eles começam a trocar experiências e aos poucos nasce a amizade, porém, as visitas da amante do novelista começa aos poucos restabelecer o clima de tensão e conflitos uma vez esquecidos, agora ressurgem marcados pela amargura.

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu
Trata-se da transposição para o cinema do livro de mesmo nome do escritor Mitch Albom, autor de "A última grande lição", na qual o personagem Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo... E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por cinco pessoas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. É interessante notar, por exemplo, que a história de Eddie, personagem central da trama que se desenvolve ao longo do filme, nos é contada como uma fábula, que poderia ser apresentada como a vida de qualquer pessoa. Eddie é um velho mecânico especializado na manutenção de brinquedos de um parque de diversões. Ele está velho e, ainda não sabe, mas está prestes a morrer. Na verdade ele tem apenas mais uma hora de vida quando a narrativa se inicia. 

Quando os Anjos Falam
O cerne principal do filme é o encontro entre Maddy (Redgrave), uma senhora que mora só e cujo filho morreu na guerra, e James, um garoto que não consegue superar a morte da mãe e que tem problemas de relacionamento com sua madrasta. A partir deste encontro os dois constroem uma sólida amizade que trará para ambos grandes lições... Através da mediunidade de Maddy, que recebe mensagens de seu filho, James vai adquirindo a certeza que a morte não existe, que é apenas uma passagem e que a vida espiritual é plena, e que sua mãe está viva. Essa certeza vai sendo construída ao longo do filme até que no emocionante final a comprovação definitiva vem. O filme mostra todos esses aspectos espirituais de forma muito natural e sem precisar exibi-los, o que torna o roteiro ainda mais inteligente e conduz o espectador a uma reflexão sobre a vida no além.

Lutero
Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

Chico Chavier - O Filme
A trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam a caridade. Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nelson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.

O Segredo
Ao longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério. E agora, após milhares de anos, o Segredo será revelado para todo o mundo! O Segredo trata-se de ver as coisas de uma maneira diferente. Mudar completamente o seu modo de pensar e se relacionar com seus desejos. O que você realmente quer na sua vida? Quais são os seus objetivos?

Ghost: Do Outro Lado da Vida
Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que têm suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de "Hamlet" são atacados, e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, e o mesmo que tirou sua vida, é quem Sam considerava seu melhor amigo.Para poder se comunicar com Molly ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua esposa do perigo que corre. Ghost aborda vários conceitos divulgados pela Doutrina Espírita: a imortalidade da alma; o amor que sobrevive além das fronteiras da morte; a afinidade espiritual; a mediunidade; os efeitos físicos; entre tantos outros aspectos concernentes ao Espiritismo que foram retratados de forma inteligente e agradável, embora com alguns exageros e imprecisões que não comprometem o filme e agradam a qualquer pessoa, independente de sua religião.

E Se Fosse Verdade
David Abbott (Mark Ruffalo) alugou recentemente um belo apartamento em San Francisco. A última coisa que ele gostaria era dividi-lo com alguém, mas logo surge uma jovem bonita e controladora, chamada Elizabeth (Reese Whiterspoon), que insiste que o apartamento é seu. David imagina que houve um grande mal entendido, até Elizabeth simplesmente desaparece. Ele muda a fechadura de casa mas isto não impede que Elizabeth ressurja, sempre aparecendo e sumindo como se fosse em um passe de mágica. David fica então convencido de que Elizabeth é um fantasma e passa a tentar ajudá-la a passar para o "outro lado" do pós-vida. Só que ela está convencida de que também está viva e se recusa a fazer qualquer travessia. Mesmo tratando-se de uma comédia, este filme é muito interessante, pois revela um lado espiritualista, onde o espírito tenta comunicar-se, enquanto o corpo está em coma, numa cama de hospital.

Allan Kardec: O Educador
Allan Kardec: O Educador, é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris, e acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo. O filme traz ainda uma elucidativa entrevista com Dora Incontri, pesquisadora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Passageiros
Após um trágico acidente aéreo, a psiquiatra Claire (Anne Hathaway) é designada a tratar dos sobreviventes. Enquanto ouve os relatos de todos e coleta informações do que pode ter acontecido, Claire começa a desconfiar que a empresa aérea esta escondendo algo sobre o acidente. Então decide investigar o acidente com a ajuda de Eric (Patrick Wilson), o mais enigmático dos passageiros. Mas a relação entre os dois se intensifica e vai além do campo profissional. No decorrer do tempo, os sobreviventes começam a desaparecer misteriosamente. Agora a psiquiatra fará o que for preciso para descobrir toda a verdade. Prepare-se para respostas surpreendentemente assustadoras.

Em busca da Luz (Caso Real)
Esta é a história de um jovem casal que lutou pela vida de Ben, seu filho de oito anos. Claire Madison ( Linda Hamilton) é uma jovem mãe com três filhos hemofílicos. Ela e seu marido Greg (Richard Thomas), têm tentado criar seus filhos dentro dos padrões mais normais possíveis. Mas, suas vidas são viradas de cabeça para baixo quando Ben, seu filho mais velho, contrai o vírus da AIDS e fica doente durante as férias.Baseado no livro autobiográfico de Chris Oyler, e feito para a TV "Vá para a Luz", por vezes, é um doloroso, mas inspirador drama sobre a AIDS. Claire e Greg Madison (Linda Hamilton e Richard Thomas) descobrem para seu espanto, que seu filho hemofílico Ben (Joshua Harris) contraiu o vírus mortal através de uma transfusão contaminada. Confrontados com a probabilidade de que Ben não vai viver um ano, os Madisons, angustiados, juram eternizar cada dia do ano, e prometem que seu filho não terá que suportar esta agonia sozinho.

As sinopses foram copiadas do site saudade e adeus